quinta-feira, 2 de fevereiro de 2006

TEREMOS UMA NOVA SECRETA?

A revista VISÃO incluiu na sua edição de hoje um artigo sobre o facto do governo de José Sócrates estar a criar um novo serviço de informações sem enquadramento legal nem sujeição a qualquer mecanismo de controlo.

De acordo com aquela publicação existirá em funcionamento um grupo de análise e produção de informações em funcionamento no edifício da Presidência do Conselho de Ministros, sob a direcção de Júlio Pereira, situação que contrariará a legislação em vigor, que apenas dá cobertura ao SIS (Serviço de Informações de Segurança) e ao SIED (Serviço de Informações Estratégicas de Defesa) para o tratamento dos chamados “segredos de estado”.

Ao longo do dia o secretário-geral do Serviço de Informações da República Portuguesa (SIRP), Júlio Pereira, e o ministro da presidência (Pedro Silva Pereira) vieram desmentir esta notícia, que os editores da revista se apressaram a confirmar na sua página na Internet.

A importância destes factos (a confirmarem-se), prende-se com a salvaguarda dos famigerados direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, que ultimamente têm andado muito maltratados um pouco por todo o mundo.

Apesar de rodeada de alguma especulação, esta notícia poderá confirmar a vaga de “insanidade” ou “fobia de tudo querer saber” que parece estar a espalhar-se entre todos os governos, particularmente os ocidentais, e em especial entre aqueles que não perdem uma oportunidade para usar em benefício próprio o clima de insegurança e intranquilidade que criam.

Sem comentários: