domingo, 22 de janeiro de 2006

CONTAGEM DOS VOTOS

No final do dia de hoje saber-se-á se temos novo presidente eleito ou se haverá lugar a uma segunda volta.

Para tal haverá que apurar os votos hoje depositados nas urnas em todas as assembleias de voto constituídas para o efeito. Graças à difusão das novas tecnologias no campo da informática e das comunicações o rápido conhecimento dos resultados começa a ser uma realidade.

Casos há, porém, em que tais resultados são apurados de forma deficiente. Ainda recentemente a Comissão Nacional de Eleições procedeu à divulgação dos resultados finais das últimas eleições autárquicas e constatou que mais de meia centena de mandatos foram indevidamente atribuídos pelas comissões eleitorais (órgão que funciona no próprio local da eleição e até ao apuramento dos resultados), encontrando-se entre estes mandatos para as assembleias municipais, de freguesia e de vereadores.

Embora todos saibamos que errar é humano, parece-me que a legislação em vigor que fixa a capacidade de atribuição de mandatos a comissões de funcionamento local, no lugar da CNE, poderá estar na origem deste número exagerado de erros. Por outro lado parece-me igualmente incompreensível que a CNE demore mais de três meses para proceder à divulgação dos resultados finais de uma eleição.

Esperemos que na de hoje não se verifiquem “erros”, nem polémicas.

Sem comentários: