quarta-feira, 12 de outubro de 2005

COMPETÊNCIA VERSUS CARREIRISMO

Mais uma substituição num cargo de direcção de um organismo público. Alda de Caetano Carvalho vai substituir José Mata na direcção do Instituto Nacional de Estatística.

Isto não é motivo de grande espanto, no nosso país, podendo ser de grande preocupação quando sabemos que imperam critérios de nomeação totalmente desadequados (salvo talvez do ponto de vista do nomeador e do nomeado).

Vivêssemos nós um sistema mais justo e transparente, onde a escolha se pautasse por critérios de qualidade e competência e talvez a notícia não chegasse a poder constituir matéria por todos estarmos tranquilos sobre isso.

Não estando em causa a credibilidade técnica de nenhum dos envolvidos na mudança, fica-nos, ainda assim, um perfume de dúvida em todo o processo… Não é só pelo cargo em questão (é de capital importância que qualquer país possa dispor de uma entidade estatística honesta e eficiente), é porque cada vez menos se consegue entender a lógica de substituir toda a gente que disponha de alguma hipótese de influenciar políticas cada vez que um governo muda.

A continuarmos nesta lógica, clientelista e bacoca, qualquer dia até os motoristas e o pessoal de limpeza dos ministérios sai (ou entra) com cada ministro. Assim, até os mais credíveis e conceituados vão ver chegar-se-lhes a sombra da dúvida... e então o que nos restará?

Sem comentários: