sábado, 10 de setembro de 2005

GREVE DE FOME EM GUANTANAMO

A BBC informa que entrou no segundo mês a nova greve de fome entre os presos em Guantanamo, que segundo informações de alguns detidos justificam pela ausência de instauração de processos e pelo tratamento desumano que recebem.

Um porta-voz da prisão fala em 87 presos em greve de fome; os advogados dos detidos apontam para 210 presos nessa situação, número que é confirmado pela página na Internet da Dawn/The Guardian News Service que acrescenta tratar-se de um protesto contra as condições no campo e os maus tratos sofridos (alguns de natureza religiosa). Esta é a segunda greve de fome desde Junho deste ano, tendo a primeira sido interrompida após as autoridades terem prometido melhorar o acesso a livros e a água engarrafada.

De acordo com os responsáveis pela prisão 10 dos detidos estarão já a ser sujeitos a alimentação forçada.

O número exacto de detidos continua a ser desconhecido (a AMNISTIA INTERNACIONAL fala em centenas pessoas de 35 nacionalidades diferentes que continuam detidas sem culpa formada e acompanhamento legal, naquilo que classifica como uma hipocrisia e um desrespeito pela vida humana), sabendo-se que a maior parte deles lá se encontram desde Janeiro de 2002.

Depois do que aconteceu na prisão iraquiana de Abu Ghraib (aquilo que chegou ao conhecimento dos meios de comunicação), da arrogância e irredutibilidade da administração americana, que continua a recusar a condição de prisioneiros de guerra a estes detidos, bem se pode esperar pelo pior desta situação em Guantanamo.

Sem comentários: