tag:blogger.com,1999:blog-15013508.post137874453263881118..comments2023-09-08T08:46:36.832+01:00Comments on Grilo Escrevente: É PRECISO AINDA MAIS…A Xarimhttp://www.blogger.com/profile/07102098320369038843noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-15013508.post-50447870700676605652007-11-02T14:30:00.000+00:002007-11-02T14:30:00.000+00:00Sou a favor da PORTELA + UM ( O Montijo), pelas ra...Sou a favor da PORTELA + UM ( O Montijo), pelas razões abaixo:<BR/> <BR/>1.º) Já existe no Montijo uma base aérea, que, com as necessárias adaptações, poderia servir como segundo aeroporto da capital: o aeroporto "low cost" de Lisboa. A referida base aérea poderia ser transferida para a Ota ou Beja, onde existe outra, deixada há alguns anos pelos alemães que possui óptimas condições;<BR/><BR/>2.º) Lisboa ficaria assim com dois aeroportos civis como muitas outras cidades no mundo e Lisboa poderia beneficiar da aliciante turística de ter dois aeroportos: um dentro da própria cidade e outro não muito longe e servida por um transporte rápido e cómodo: o metropolitano que proponho venha a servir o futuro aeroporto de Lisboa;<BR/><BR/>3.º) A questão do novo aeroporto deve ter em atenção o que for decidido para o comboio de alta velocidade, o RAVE (ou TGV, como é conhecido pela sigla tirada francês);<BR/><BR/>4.º) O terminal do TGV poderia ficar junto ao Aeroporto no Montijo. Assim a ligação Lisboa – Madrid poderia fazer-se aproveitando uma maior parte do traçado já existente entre o Barreiro, Caia e Badajoz, poupando-se algum dinheiro em expropriações;<BR/><BR/>5.º) Em vez de ser o TGV a atravessar o Tejo (a 350 Km/h ?) até à gare do Oriente, seria o metropolitano de Lisboa a chegar à Gare do TGV e ao Aeroporto, que ficariam ambos no Montijo. A travessia poderia fazer-se por uma ponte ou por um túnel adequado ao local e não como está a ser feito no Terreiro do Paço. O facto de Lisboa ser uma zona sísmica não impede que seja adoptada essa solução. Há técnicas adequadas para esses casos, mas não poderá ser usada a do túnel do Terreiro do Paço. Os problemas eram facilmente previsíveis mesmo sem qualquer sismo. É uma zona com subsolo alagado, portanto o túnel teria que ser construído com uma técnica que o impermeabilizasse;<BR/><BR/>6.º) A travessia rodoviaria prevista para a futura ponte do TGV ficaria muito melhor em Algés, porque permitiria fechar o ANEL: CRIL/Algés-Trafaria/.../A2/IC32/Ponte Vasco da Gama/CRIL. <BR/><BR/>7.º) A ligação do metro de Lisboa à outra margem permitiria aos passageiros do TGV e do Aeroporto no Montijo e a muitos dos habitantes dessa cidade e do Barreiro a sua distribuição pela capital, aproveitando-se com isso para retirar de Lisboa milhares de automóveis;<BR/><BR/>8.º) Em alternativa, poderia ser o metro do Sul do Tejo a fazer travessia do Tejo; <BR/><BR/>9.º) A margem sul é uma zona plana e é, por excelência, o local de expansão da cidade de Lisboa, limitada que está a Norte por uma cadeia de serranias;<BR/><BR/>10.º) O Montijo permitiria captar passageiros da raia espanhola, que, sendo servido pelo TGV fica a cerca de 200 Km, enquanto que Madrid está a mais de 300 Km, estando o respectivo Aeroporto a 15 Km do outro lado, em Barajas;<BR/><BR/>11.º) A OTA por ser mais longe de Lisboa é obviamente pior quanto à atracção do turismo para a capital;<BR/><BR/><BR/>No caso de se pretender desactivar o aeroporto da Portela, então Alcochete deverá ser a melhor solução, porque consegue reunir muitas das vantagens acima referidas.<BR/><BR/>Zé da Burra o AlentejanoAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15013508.post-90342243050150927632007-10-30T00:18:00.000+00:002007-10-30T00:18:00.000+00:00O surrealismo no seu esplendor: a filantropia da C...O surrealismo no seu esplendor: a filantropia da CIP em relação ao aeroporto de Lisboa é de fazer chorar as pedras da calçada!antonio ganhãohttps://www.blogger.com/profile/09907195453143362734noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15013508.post-83229423971979635502007-10-29T21:35:00.000+00:002007-10-29T21:35:00.000+00:00Olá, somos a equipa Arco-íris e fazemos parte do p...Olá, somos a equipa Arco-íris e fazemos parte do projecto "Um Dia Pela Vida" que visa apoiar a Liga Portuguesa Contra o Cancro.<BR/><BR/>Visita-nos em: arcoirisalmeirim.blogspot.comarco-Iríshttps://www.blogger.com/profile/06781250316366195577noreply@blogger.com